De cara limpa

Beleza natural foi valorizada no SPFW e visuais com pouca maquiagem ganharam espaço nos desfiles

Gabriela Agedes, modelo plus size :pouca maquiagem para seguir a moda

Muitos desfiles da 45a. edição da SPFW deram destaque para uma pele mais natural, focando em cosméticos como blush e pó bronzeador. Mesmo as modelos que utilizaram sombras fortes apresentaram contornos que valorizam a beleza natural.

Essa tendência apareceu na edição passada também, mas foi neste ano que esteve em destaque. Muitas marcas utilizaram em suas modelos na hora do desfile,como a Água de Coco que trouxe pó bronzeador nas bochechas e pele com bastante iluminador trazendo tropicalidade brasileira.E as roupas trabalhadas em tons verdes e amarelos.

Além de ser tendência, a pouca maquiagem também é uma opção como citou Gabriela Agedes, modelo. ”É uma opção que temos, a Alicia Keys, cantora nova iorquina, por exemplo,  decidiu que não usaria maquiagem por um período e apareceu no Grammy e Emmy. Precisamos ter a liberdade para não usar porque queremos e estamos felizes assim.”

A assistente de produção Alice Souza acredita que cada ano será trabalhado mais o conforto  aflorando  a mulher no sentido de parar de produzir uma imagem falsa de photoshop e completou. Eu acredito que conforto seja a palavra da moda e o conforto define o estilo. Aqui temos a tendência comercial,  mas a tendência é cada vez mais quebrar estereótipos da beleza”, disse.

modelo 2

Alice Souza, assistente de produção :maquiagem também é um ato político

No desfile apresentado pela UMA Raquel Davidowicz, foi abordado o tema Origem, no qual a maquiagem foi usada para destacar a beleza natural de cada modelo, com peles com muito iluminador e blush nas bochechas.

O estudante de moda da Santa Marcelina FASM João Macrey acha que, com o impulsionamento do movimento feminista e empoderamento feminino, o assunto sobre a pouca maquiagem está sendo mais discutido e presente nos eventos.

modelo 3

João Macrey, estudante de moda: eventos internacionais destacam cara limpa

Texto e imagens: Isabelle Bulla

Edição:Isabelle Bulla