Fashion Brands History: Como Miuccia Prada conseguiu revolucionar o negócio da família

Matheus Fayad (2º semestre)

A Prada é, hoje, uma das maiores casas italianas de moda. A marca foi fundada em 1913, por Mario Prada e seu irmão, Martino, e a primeira loja se chamava Fratelli Prada (em português: Irmãos Prada).

No início da grife, era priorizado o design exclusivo e inovador, a grife produzia bolsas, malas, acessórios, todos feito a mão em um material de altíssima qualidade. Assim sendo, a alta classe italiana começou a se interessar pelo que seria uma das maiores grifes italianas do planeta. O sucesso foi tão grande a ponto de a marca ser considerada a fornecedora oficial da família real italiana.

No final dos anos 70, mais precisamente em 1978, 65 anos depois de sua fundação, a neta de Mario Prada, Miuccia Prada, começa a comandar a grife, período em que a marca começou a crescer. Naquele momento, já não tinha todo o prestígio de décadas atrás e Miuccia trouxe um olhar mais crítico e inovador à marca.

A marca começou a dar resultados nos anos 80. Foi nesse momento que a grife lançou as clássicas bolsas e iniciou o uso do nylon em suas produções, algo praticado até hoje, criou um boom na marca naquele momento, o material foi extremamente aclamado pela sua resistência e durabilidade. Outro grande ícone da marca, utilizado até hoje nas lojas Prada, surgiu nesse momento também: o tapete verde palha, um dos maiores símbolos da marca.

Miuccia, na altura, tinha transformado a marca em um grande sucesso. No final dos anos 80, a marca abriu lojas em Madrid, Nova York, Tóquio, Paris e Londres. Em 1993, foi aberta a segunda loja da marca na Itália, em um dos pontos mais luxuosos da Europa, na Via Della Spiga.

Em 1988, ainda no final dos anos 80, Miuccia lança sua primeira coleção feminina, e o desfile causa um grande impacto na mídia e nos críticos. A estilista soube lidar muito bem com diferentes cores, tecidos e tecnologias e trouxe uma coleção que ficou para a história. Apenas em 1994, a Prada lança sua primeira coleção masculina.

Nos anos 90, a Miuccia, relembrando seu apelido de infância, decidiu criar uma segunda grife chamada de Miu Miu, que buscava atender aos mais jovens. Com a mesma qualidade e sofisticação da Prada, somada à jovialidade de seus produtos, foi um tremendo sucesso. Ainda nessa década, a marca decidiu criar a fundação Prada, que tem como objetivo, como a própria fundação diz, “a exposição e promoção de projetos que tem como foco o debate da arte contemporânea”. Nos anos 2000, a marca ainda criou sua linha de bijuterias e joias em 2008, além de ter lançado, junto a LG (empresa de tecnologia), um smartphone de luxo, em 2005.

A Marca nos dias atuais

Atualmente, a marca é extremamente desejada, ficando entre as 5 marcas mais comentadas do mundo em 2019, de acordo com o The Lyst. De acordo com a jornalista Tabata Bocatto, a Prada sempre soube trabalhar muito bem seus produtos, de uma maneira que você criasse o desejo por ter: “de alguns anos para cá, a marca começou a relançar seus grandes ícones, então eu vejo que eles estão fazendo esse reposicionamento de marca, de contar a história da Prada e relançar seus produtos clássicos, ao mesmo tempo aderindo às novas tendências. Acredito que eles estejam comunicando de uma maneira muito bacana e trazendo esse frescor à marca”.

Deixe um comentário