Met Gala 2021: a maior noite de moda

Fernanda Pimentel Delgado (2º semestre)

Dimitrios Kambouris/Getty Images para The Met Museum/Vogue

O Met Gala é um evento de arrecadação de fundos para o Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Conhecido como a maior noite de moda, recebe estrelas do cinema, influenciadores, personalidades fashionistas, além de jovens e modelos da indústria. O Costume Institute, desta vez, está sediando sua primeira exposição dividida em duas partes, e tem como tema a moda americana. A primeira parte, “In America: A Lexicon of Fashion”, foi aberta no Anna Wintour Costume Center em 18 de setembro de 2021, e permanecerá em exibição até a inauguração de “In America: An Anthology of Fashion,” que acontecerá em 5 de maio de 2022, nas salas de época da American Wing. Ambas as exibições se encerram no dia 5 de setembro de 2022.

O famoso Baile do Met Gala normalmente acontece na primeira segunda-feira de maio, mas este ano, devido a pandemia do Covid-19, o evento foi adiado e acabou sendo realizado bem no meio do mês da moda, encerrando a New York Fashion Week. A festa foi realizada em seu local habitual, o Metropolitan Museum of Art, e aconteceu na noite de segunda-feira, dia 13. A gala foi em comemoração à mais nova exposição do Costume Institute, tendo um tema estrategicamente escolhido para enaltecer a moda americana em um período de renascimento pós-pandemia.

Segundo a Vogue América, host do evento, “os convidados não precisavam necessariamente usar uma peça de uma marca local, mas seus looks tinham que refletir o espírito aventureiro e tempestuoso da vestimenta americana”.

No tapete vermelho, os convidados, incorporando o estilo americano, usaram desde o jeans ao mais delicado bordado, explorando o minimalismo sexy, o glamour de Hollywood, ou até mesmo inspirações de ícones americanos, seja a Estátua da Liberdade ou Audrey Hepburn, eterna Bonequinha de Luxo. O Baile tem uma longa história quanto a criação de roupas extravagantes e memoráveis, e este ano não foi diferente. Entre os looks mais comentados, estão o da Kim Kardashian, Billie Eilish, Kendall Jenner, Kaia Gerber, Lil Nas X, Barbie Ferreira e muitas outras estrelas, vale conferir. Este ano, o baile teve sua lista de convidados reduzida devido à pandemia, deixando de fora aqueles que não foram vacinados ou aqueles que não conseguiram viajar aos Estados Unidos. Além disso, o casting selecionado tinha um perfil mais atual e novo, o que pode ser observado, por exemplo, pelos co-anfitriões do evento: Billie Eilish, cantora de apenas 19 anos – mais nova anfitriã do gala da história; a poetisa Amanda Gorman; a ativista de saúde mental e campeã de tênis, Naomi Osaka; e o ator Timothée Chalamet. Entre as muitas celebridades que desfilavam pelos degraus do Met, estava a cantora brasileira Anitta, que compareceu ao gala a convite de Alexandre Birman, empresário brasileiro do setor de calçados.

Deixe um comentário