O estilo é ser você

Em tempos de blogueiras e digital influencers é preciso estabelecer os limites entre moda, tendência e estilo

Moda. Tendência. Estilo. Apesar de todas estarem inseridas no universo fashion são coisas únicas e diferenciadas. Entretanto, é comum que as pessoas confundam esses conceitos. Moda é tudo que marca uma década, como por exemplo as saias godê dos anos 50 e os vestidos trapézio dos anos 60. Tendência é tudo aquilo que quando vinga vira moda, como a estampa vichy dessa estação. Estilo vai além das marcas e traduz a personalidade de cada um.

De acordo com a blogueira Carol Granstrom, em entrevista para o Pesponto em Pauta no primeiro dia do SPFW, moda é uma coisa, caber na pessoa é outra. “As tendências aparecem, não para fazer você usar, mas para mostrar uma outra opção, uma outra maneira de usar algo”, explica. Apesar de andarem em paralelo as pessoas precisam aprender a distinguir as coisas, pois elas não estão necessariamente conectadas.

WhatsApp Image 2017-08-28 at 16.18.11
A blogueira Carol Granstrom veste top esportivo com calça e sapato social, representando o estilo sportswear para assistir ao desfile da Osklen. Foto: Bruna Ribeiro

Em tempos de semana de moda, surgem questionamentos sobre as tendências da próxima estação, procurando por uma cor, peça ou estampa que vai movimentar o mercado fashion. No quesito cores, da primavera/verão, as fashionistas apostam em tons intensos, como azul royal, vermelho e amarelo. O uso de sneakers e botas brancas também se destaca.

Carol aponta o sportswear – mistura entre peças esportivas e sociais -, como destaque de tendências. Em contrapartida a blogueira e consultora de imagem Tay Borges, também em entrevista na semana de moda, acredita que seja a vez de reinventar os clássicos, com a camisaria desconstruída, por exemplo. É evidente que cada um possui um estilo, por isso a necessidade de enxergar as tendências somente como um ‘norte’. “Você usa o que te favorece, o que é bom para você”, completa Tay.

WhatsApp Image 2017-08-28 at 16.18.09
Tay Borges aposta em look feminino e delicado, da marca Zoomp, contrastado com acessórios mais pesados e modernos. Foto: Bruna Ribeiro

Com a visibilidade, cada vez maior, dos desfiles e de personagens importantes no mundo fashion é imprescindível que as pessoas os usem apenas como inspiração. Cada um deve desenvolver suas próprias características no modo de se vestir, de forma que sua personalidade seja traduzida através das roupas. Afinal, moda é você quem faz.

Por Bruna Ribeiro e Manuela Nogueira