SP Fashion Week enaltece a cultura brasileira

Em sua 44a. edição, semana de moda inicia nova temporada na Bienal do Ibirapuera com apresentações musicais

A 44ª edição da São Paulo Fashion Week começa com a proposta de enaltecer a cultura brasileira. Traz como mote central a ideia de que moda não é só roupa. E, para retificar essa sua condição cultural e identitária, aposta agora também em apresentações musicais de artistas jovens nacionais como Luísa Maita e Tassia Reis. A ideia é criar para 2018 um festival que traga, por meio do mundo fashion, novos olhares para a música brasileira, apostando em apresentações de artistas cujo visual componha a perspectiva de expressão artística.

Paralalelamente à SPFW, vários outros eventos movimentam o mercado da moda nesta semana na capital paulista. Um deles é a exposição 100x Vogue, que vai até 10 de setembro no Shopping Cidade Jardim, apresentando 100 capas marcantes dos 42 anos da revista, entre elas, todas as edições com a top Gisele Bündchen.

image4

Em exposição no Shopping Cidade Jardim, Gisele Bündchen é destaque 

No desfile de abertura realizado no domingo, 27, a Iódice comemorou seus 30 anos apresentando sua coleção no Palácio Tangará, hotel inaugurado este ano em São Paulo, que faz fronteira com o Parque Burle Marx. A coleção, chamada Tropical Art, se destacou pelas referências orgânicas e gráficas aplicadas nos vestidos e jaquetas com corte fluido.

Esta edição da SPFW vai trazer ainda desfiles como o da Osklen, inspirado em Tarsila do Amaral (1886-1973). A coleção ressalta a importância da artista plástica brasileira para o modernismo latino-americano, a poucos meses do início de uma exposição de Tarsila no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), prevista para fevereiro de 2018.

Outro destaque desta semana de moda, a estilista Vanessa Moe, brasileira radicada há 15 anos na Austrália, apresentará em seu desfile roupas inspiradas nas tribos australianas e serão vestidas por 12 aborígenes. Marcas como Animale, Iodice e Reseva também estão entre os desfiles desta 44a. edição do evento.

image1

Capas da Vogue contam 42 anos de moda brasileira

A SPFW acontece em São Paulo desde 1994. Foi criada pelo produtor Paulo Borges e ganhou popularidade quase dois anos depois de sua criação. Começou em um pequeno galpão na Vila Olímpia em 1994, com o nome de Phytoervas Fashion. À época, o objetivo de Borges era lançar estilistas brasileiros no mercado de moda mundial. O produtor foi responsável por grandes mudanças nas características do evento. Este passou a ser chamado de Morumbi Fashion em 1996 e teve como sede o Shopping Morumbi. A mudança fez com que o evento ganhasse maior projeção. O nome São Paulo Fashion Week veio apenas em 2001. Desde então, se tornou a quinta maior semana de moda do mundo, ficando atrás apenas de Paris, NY, Londres e Milão. O evento deu personalidade à moda brasileira, tornando-a mais autoral e criativa.

SÃO PAULO FASHION WEEK

Quando 27 a 31 de agosto

Onde Fundação Bienal de São Paulo (Av. Pedro Alvares Cabral s/n)

Carolina Colomba

Edição: Manuela Nogueira