As idosas que conquistam e revolucionam o mundo fashion
Com um estilo próprio e engajadas dentro do mundo moderno das redes sociais, as mulheres de 50, 60, 70, 80 e até 90 anos estão na internet com muita atitude. As digital influencers da terceira idade conquistam milhares de seguidores, principalmente no Instagram, e, muitas vezes, roubam a cena em um espaço que antes parecia ser dominado pelos mais novos.
A concepção de idosos hoje se altera. A ideia de que pessoas grisalhas passam o dia na frente da TV tricotando está sendo desmitificada. Alguns são mais ativos e antenados do que muitos jovens. “Eu sou uma usuária frequente do ipad, acho o máximo a agilidade e a facilidade da internet”, conta a decoradora de interiores Anna Helena Brant de Carvalho, de 72 anos.
Anna Helena posando no SPFW-43. Foto: Bruna Ribeiro
O universo da moda representado pela juventude de modelos e de it girls recebe uma onde de inovação por parte da terceira idade. Algumas marcas já notaram que o público da melhor idade é um dos influenciadores de novas tendências. O surgimento de campanhas e coleções voltadas para pessoas mais maduras está cada vez mais presentes.
A precursora, apontada por muitos sites influentes, do movimento das ‘old bloggers’ é a nova-iorquina Iris Apfel. A ex empresária e design de interiores sempre foi um dos ícones da moda americana, sendo conhecida por suas peças extravagantes e pelo estilo de vida leve. Ela teve seu nome atribuído a grandes marcas internacionais, como M.A.C. e Swarovski.
Aos 96 anos Iris conquistou, com sua personalidade única, cerca de 683 mil seguidores em seu Instagram, entretanto, sua visibilidade vai além. O cineasta Albert Maysles, que faleceu em março deste ano, documentou os principais pontos da vida dela no filme Iris, Uma Vida de Estilo.
Outra que esbanja saúde em seu perfil é Sarah Jane Adams. Proprietária da loja australiana de acessórios vintage Saramai, a inglesa, de 62 anos, é forte adepta do estilo street style. Misturando estampas, cores e realizando sobreposições imprevisíveis Sarah atingiu em seu Instagram 155 mil seguidores.
No Brasil a empresária e consultora de moda, Constanza Pascolato, de 78 anos, é quem se destaca. Sendo uma das mais respeitadas e importantes no universo fashion nacional, ainda não aderiu as redes sociais, mas é considerada um grande ícone da moda.
Créditos: Wikipédia – São Paulo Fashion Week
“A conquista das mulheres maduras como indivíduos fortes e representativos no mundo da moda é muito importante, quebra tabus e mostra que mesmo sendo idosas ainda somos ativas”, diz Anna Helena, amante do mundo fashion.
Nova York, um dos antros da moda, é palco para idosos estilosos. O blog Advanced Style, criado por Ari Seth Cohen, conta histórias e traz fotos de senhoras estilosas. A repercussão foi tão grande que o blog virou um filme, com direção de Lina Plioplyte. O documentário chegou ao Brasil com o nome Advanced Style – Vovós Fashion, em 2015 e já está disponível no Netflix.
Nesse cenário a moda precisa alcançar esse público, que hoje já tem representatividade no universo fashion. O estereótipo das “vovozinhas” acabou. A melhor idade tem cabeça jovem, mesmo que o corpo não acompanhe, e elas querem roupas que dialoguem com a atualidade.
Por Manuela Nogueira e Bruna Ribeiro