Donas de um estilo autêntico

As idosas que conquistam e revolucionam o mundo fashion

Com um estilo próprio e engajadas dentro do mundo moderno das redes sociais, as mulheres de 50, 60, 70, 80 e até 90 anos estão na internet com muita atitude. As digital influencers da terceira idade conquistam milhares de seguidores, principalmente no Instagram, e, muitas vezes, roubam a cena em um espaço que antes parecia ser dominado pelos mais novos.

A concepção de idosos hoje se altera. A ideia de que pessoas grisalhas passam o dia na frente da TV tricotando está sendo desmitificada. Alguns são mais ativos e antenados do que muitos jovens. “Eu sou uma usuária frequente do ipad, acho o máximo a agilidade e a facilidade da internet”, conta a decoradora de interiores Anna Helena Brant de Carvalho, de 72 anos.

IMG_0354
Anna Helena posando no SPFW-43. Foto: Bruna Ribeiro

O universo da moda representado pela juventude de modelos e de it girls recebe uma onde de inovação por parte da terceira idade. Algumas marcas já notaram que o público da melhor idade é um dos influenciadores de novas tendências. O surgimento de campanhas e coleções voltadas para pessoas mais maduras está cada vez mais presentes.

A precursora, apontada por muitos sites influentes, do movimento das ‘old bloggers’ é a nova-iorquina Iris Apfel. A ex empresária e design de interiores sempre foi um dos ícones da moda americana, sendo conhecida por suas peças extravagantes e pelo estilo de vida leve. Ela teve seu nome atribuído a grandes marcas internacionais, como M.A.C. e Swarovski.

Aos 96 anos Iris conquistou, com sua personalidade única, cerca de 683 mil seguidores em seu Instagram, entretanto, sua visibilidade vai além. O cineasta Albert Maysles, que faleceu em março deste ano, documentou os principais pontos da vida dela no filme Iris, Uma Vida de Estilo.

iris

Outra que esbanja saúde em seu perfil é Sarah Jane Adams. Proprietária da loja australiana de acessórios vintage Saramai, a inglesa, de 62 anos, é forte adepta do estilo street style. Misturando estampas, cores e realizando sobreposições imprevisíveis Sarah atingiu em seu Instagram 155 mil seguidores.

sara

No Brasil a empresária e consultora de moda, Constanza Pascolato, de 78 anos, é quem se destaca. Sendo uma das mais respeitadas e importantes no universo fashion nacional, ainda não aderiu as redes sociais, mas é considerada um grande ícone da moda.

constanzaCréditos: Wikipédia – São Paulo Fashion Week

“A conquista das mulheres maduras como indivíduos fortes e representativos no mundo da moda é muito importante, quebra tabus e mostra que mesmo sendo idosas ainda somos ativas”, diz Anna Helena, amante do mundo fashion.

Nova York, um dos antros da moda, é palco para idosos estilosos. O blog Advanced Style, criado por Ari Seth Cohen, conta histórias e traz fotos de senhoras estilosas. A repercussão foi tão grande que o blog virou um filme, com direção de Lina Plioplyte. O documentário chegou ao Brasil com o nome Advanced Style – Vovós Fashion, em 2015 e já está disponível no Netflix.

Nesse cenário a moda precisa alcançar esse público, que hoje já tem representatividade no universo fashion. O estereótipo das “vovozinhas” acabou. A melhor idade tem cabeça jovem, mesmo que o corpo não acompanhe, e elas querem roupas que dialoguem com a atualidade.

Por Manuela Nogueira e Bruna Ribeiro