Coisa de mulher?

Homens provam que também podem usar maquiagem

Você acha que maquiagem é coisa de mulher? As pinturas faciais surgiram como um elemento de guerra e foram utilizadas primeiramente por homens. No Egito, a maquiagem passou a fazer parte de um ritual de beleza tanto masculino quanto feminino. O uso se popularizou por volta do século XIX com o avanço da moda e surgimento da revista Vogue, que começou a criar tendências e objetos de desejo para as mulheres.

Durante o século XX, o uso dos cosméticos teve um grande boom com o avanço da indústria química, sendo um período de revolução no ramo da maquiagem. Foi nessa época, que as grifes de alta costura, como Dior e Chanel, criaram tendências de batons e sombras que acompanhavam cada uma de suas coleções.

Hoje em dia, ela é associada a um elemento de beleza feminina, mas maquiadores provam que essa ideia está mais que ultrapassada. Homens, jovens e adultos, quebram padrões elaborando desde maquiagens mais simples e casuais até as artísticas. Muitos deles estão arrasando nas redes com milhares de seguidores. Confira alguns nomes importantes:

Jake Warden

Jake Warden

Com apenas 15 anos, Jake Warden bombou na internet no início deste ano com seus vídeos de maquiagem. O garoto começou a compartilhar seus vídeos em janeiro de 2017 na sua conta do Instagram e logo o número de seguidores, que hoje está por volta dos 2,1 milhões, começou a crescer. Por fazer uma atividade normalmente ligada ao mundo feminino, Jake foi assunto na internet, sendo massivamente questionado sobre seu gênero e sexualidade, o que lhe deu ainda mais destaque nas redes sociais. Ele respondeu os comentários dizendo ser apenas um garoto, “amo maquiagem e algumas coisas femininas. Eu sou uma pessoa muito feminina, seja lá o que isso for”.

Agustin Fernandez

Agustin Fernandez

O maquiador uruguaio veio para o Brasil em 2011 em busca de melhor qualidade de vida. Começou a trabalhar em salões de cabeleireiros, sempre com o sonho de se tornar famoso. Agustin postava suas maquiagens na internet, e hoje conquistou 1 milhão de seguidores no Instagram e 45 mil inscritos em seu canal do YouTube. O sucesso foi tão grande que ele abriu uma marca de produtos de maquiagem com seu nome, foi convidado a dar palestras e participar de feiras de beleza dentro e fora do país, e já maquiou famosas como Valesca Popozuda e Preta Gil.

James Charles

James Charles

A primeira maquiagem postada pelo americano James Charles na internet foi feita no rosto de uma amiga, a resposta à produção foi extremamente positiva e o garoto começou a receber pedidos de maquiagem de outros amigos. Foi ao final de 2015, que ele postou sua primeira foto maquiado no Instagram, recebendo, mais uma vez, um retorno muito positivo de seus seguidores. Sua conta foi crescendo, suas produções foram ficando cada vez melhores. Um ano depois da sua primeira publicação, James foi nomeado como embaixador da marca de cosméticos CoverGirl, sendo o primeiro garoto a ocupar o posto. Hoje, com 18 anos, o jovem possui 2,6 milhões de seguidores no Instagram, e 2,1 milhões de inscritos no YouTube

Austin Kleha

Austin Kleha

Austin Kleha, de 20 anos, aposta em maquiagens mais artísticas, mas que não deixam de lado o toque glam. Em uma de suas maquiagens mais famosas, o jovem americano fez uma produção inspirada na Medusa. Ele cobriu metade de seu rosto com sombra branca, imitando o efeito de petrificação causado pela figura mitológica grega, além de usar uma tiara de cobras para completar o look. A série que fez especialmente para o Halloween foi outro sucesso nas redes, olhos completamente pretos, chifres, garras e pentagramas fizeram parte das produções.

Por Marcelo Nogueira
Edição Manuela Nogueira e Bruna Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s