O desfile de Fernanda Yamamoto no São Paulo Fashion Week contou com convidadas especiais. A estilista convidou mulheres de diferentes faixas etárias da comunidade Yuba para exibir os frutos criativos do trabalho levado para seu verão 2019. Fernanda foi inspirada pela cultura sustentável e tradicional do grupo que vive sem circulação de moedas e une técnicas de cultivo e de arte em harmonia perfeita.
A Associação Comunidade Yuba é uma comunidade agrícola localizada em Mirandópolis, a 600 quilômetros da capital paulista, e é formada por cerca de sessenta nipo-brasileiros oriundos de vinte famílias. A comunidade agrícola tenta ser autossustentável, ou seja, não há circulação de dinheiro e a arte e o trabalho possuem o mesmo valor. Aliás, as beterrabas e outros vegetais que a estilista usou em seu desfile para tingir naturalmente as roupas vêm de uma técnica confecção artesanal da comunidade.

“Quisemos incorporar a filosofia yube em nosso processo criativo. Do tingimento à confecção, procuramos dominar todos os processos, diminuir o desperdício, trabalhar manualmente cada peça e construir um trabalho coletivo feito à muitas mãos. O forte senso comunitário que vimos em Yuba guiou todo o processo coletivo da concepção”, conta Fernanda Yamamoto, em sua rede social oficial da loja.
Quem estava presente no desfile, foi capaz de captar essa filosofia. O ambiente ficou leve e as peças em exibição trouxeram uma sensação única com as cores e tecidos. Fernanda conseguiu demonstrar a arte em harmonia perfeita com um desfile inspirado em uma comunidade autossustentável.
Por Alana Ferrer