Texto e imagens: Iasmin Paiva e Lorena Pomarico, 1º semestre de Jornalismo
A equipe de reportagem do Pesponto participou da 47ª edição do São Paulo Fashion Week, um dos eventos de moda mais importantes da cidade, que oorreu durante a semana do dia 22 ao 27 de abril, no espaço ARCA, localizado na Vila Leopoldina. A edição contou com diversos acontecimentos, como o primeiro casal gay na passarela e a morte do modelo Tales Cotta. Durante o desfile, inúmeros nomes da moda protagonizaram o evento, como Flávia Aranha, Cavalera, Ronaldo Fraga, Piet, entre outros.
A equipe do Pesponto responsável pela cobertura do SPFW 2019 entrevistou diferentes pessoas presentes no evento, dentro e fora do galpão. Dentre elas, duas estudantes de moda, que atuam como modelo profissionalmente: Ana Martins e Jhenifer Beatriz Silva, que vestiam calças com salto alto e blazer. Também conversamos com a digital influencer, Priscila Marques, que usava vestido vermelho e uma das organizadoras do evento, que apostou um vestido e um cardigã amarelo.



Uma das novidades foi o primeiro casal gay a desfilar nas passarelas da SPFW. O estilista Amir Slama teve a iniciativa de promover a diversidade e convidou o influenciador Carlinhos Maia e seu noivo, Lucas Guimarães, para desfilar a sua marca. A decisão permeou todo o evento, que começou com modelos “reais”: baixas, gordas, com curvas etc.
Outro acontecimento relevante e que deve ser mencionado foi a morte do modelo Tales Cotta, que desmaiou durante o desfile da marca Oksa. O jovem de 26 anos, cuja a morte foi diagnosticada como morte súbita, gerou uma comoção na internet devido à reação do público presente. Durante a espera pelo corpo de bombeiros até a retirada do modelo do local pela ambulância, não houve iniciativa de ajudá-lo, ignorando a fatalidade. Tal episódio trouxe para o debate público a insignificância que uma vida tem aos olhos da sociedade da moda.