Moda e Tradição: um olhar sobre as vestimentas da Arábia Saudita  

Marwa Midi com hijab e vestido com pérolas – Foto: Arquivo pessoal/Instagram

Breno Moraes (2º semestre) e Lys Razel (1º semestre)

Desde 2019, houve uma mudança significativa nas políticas de vestimenta na Arábia Saudita, com a abertura para roupas ocidentais e menos restrições para as mulheres. Isso levou a uma crescente diversidade de roupas nas cidades sauditas, com jovens optando por modelos ocidentais elegantes, como jeans e blusas, especialmente em áreas urbanas.

“A moda tradicional muçulmana vem passando por evoluções nesses últimos anos. Atualmente, é comum que a maioria das marcas de roupas para muçulmanas adaptem seus designs tradicionais à moda e tendências do momento, mas ainda assim mantendo a modéstia que a vestimenta islâmica precisa ter. Entretanto, essa influência do Ocidente na moda Oriental não agrada a todos. “Algumas mulheres seguem a moda tradicional, enquanto outras gostam dessa mistura.” Afirma Marwa Midi, jovem muçulmana de 18 anos.

A jovem, que vive no Brasil, explica ao Pesponto em Pauta que as normas de vestimenta de mulheres muçulmanas representam valores religiosos: “O islã aconselha que as mulheres se vistam com modéstia, cobrindo o cabelo com o véu islâmico, chamado de hijab, e cobrindo o corpo, de preferência com a abaya, que é um vestido longo. O modo como cada mulher se veste depende muito do local. Em países de maioria muçulmana, o uso da vestimenta islâmica é visto como símbolo de resistência e poder. O debate sobre a igualdade de gênero tem sim uma influência no modo como os muçulmanos se vestem, principalmente no Ocidente, onde a pressão estética e social é mais presente”, complementa Marwa.

Homem com thobe preta tradicional – Foto: Mutahir Jamil/Pexels (Creative Commons)

Além disso, o turismo crescente tem influenciado a moda na Arábia Saudita, com lojas de grife e marcas internacionais disputando espaço no mercado. Isso proporcionou aos sauditas uma gama mais ampla de opções de vestuário, à medida que o país busca equilibrar tradição e modernidade em suas vestimentas.“Atualmente, diversos influenciadores digitais muçulmanos vem ganhando destaque nas mídias sociais por vestirem itens modernos e tendências do momento, sem deixar de lado a modéstia islâmica. Isso faz com que os jovens muçulmanos tenham mais interesse na moda islâmica”, analisa a jovem muçulmana.  

Deixe um comentário