A elegância do corpo pera

 

O quesito roupa é uma das questões mais complexas do universo feminino. Podemos enfatizar isso a partir do ditado popular de que uma imagem vale mais que mil palavras. Estar bem vestida, chamar atenção e se sentir bonita são coisas primordiais para grande parte das mulheres. Algumas tem mais facilidade, outras enfrentam grandes dificuldades na hora de se vestir, seja para definir seu estilo ou encontrar peças que a valorizem.

Bárbara Bianco, formada em moda pela FMU, afirma que moda não é uma área fácil. A jovem de 29 anos atua em várias áreas incluindo a de Consultora de Imagem, mais conhecido como personal stylist. “É lógico que se sentir bem é essencial”, diz Babi. Mas ela completa que existe muita coisa para cada tipo de corpo e que saber explorar suas curvas é um dos grande aliados da moda.

Triângulo, popularmente conhecido como corpo pera, segundo a especialista, é aquele em que os ombros são menores e mais delicados que os quadris. Uma forma clássica, o corpo violão também está associado a cintura e braços finos. A mackenzista, Anna Saccomandi, estudante de arquitetura e urbanismo, diz escolher as roupas com facilidade. “Eu tenho a cintura e os ombros muito finos, então não me sinto bem com roupas muito largas”, comenta. Ela explica que parece sumir dentro delas e que por isso ama body’s e decotes nas costas.

Anna Saccomandi Foto: Arquivo pessoal
Anna Saccomandi Foto: Arquivo pessoal

Para as mais magrinhas a escolha de deixar os braços a mostra é unânime. Lauren Gouvea, estudante de cursinho para medicina e amante de moda diz que usa regata sempre. “ Amo deixar meus bracinhos de fora”, completa. Babi apoia as escolhas e diz que aproveitar os braços finos para deixá-los à mostra é uma ótima forma de atrair as atenções para a parte de cima do corpo.

Lauren Gouvea
Lauren Gouvea Foto: Arquivo pessoal

Colares na altura dos seios também são uma das apostas que podem ser feitas, segundo a personal stylist. O acessório faz parte do repertório da Lauren; ela conta que emagreceu demais e não consegue mais usar blusas decotadas, assim o uso do acessório se torna um grande aliado.

Lauren Gouvea Foto: Arquivo pessoal
Lauren Gouvea Foto: Arquivo pessoal

A estudante de medicina Juliana Barros, diz sentir muita dificuldade para vestir shorts e calças por conta do quadris. O uso de cores escuras nessa região valoriza a silhueta e é uma das escolhas de Juliana, além de estar nas dicas da Babi Bianco no final dessa matéria. ” Gosto de usar saias mais soltas e vestidos evasê”, afirma a estudante.

Juliana Barros Foto: Arquivo pessoal
Juliana Barros Foto: Arquivo pessoal

As curvas podem ser empecilhos, mas também são um grande atributo se usadas de maneira a valorizar a silhueta. Todas as mulheres tem a sua beleza, basta saber explorá-la. A Babi elaborou um pequeno manual para auxiliar nessa tarefa, ele pode ser lido na íntegra abaixo.

Dicas para mulheres pera

Aposte em:

· Decotes e detalhes horizontais
· Blusas e blazers acinturados
· Sobreposições
· Colares na altura dos seios
· Saias levemente afuniladas e de tecidos firmes

Além disso, para valorizar a silhueta pode ser usado blusas chamativas, lenços, colares e broches – isso destaca o ombro. Faixas e cintos marcam a cintura o que também é interessante. Para disfarçar os quadris apostar em calças, saias e bermudas retas/secas, em cores escuras de preferência também favorecem a região. Aproveite os braços finos e deixe-os à mostra com blusas de mangas curtas ou alças finas.

Evite:

· Camisas com punhos chamativos
· Bolsos volumosos
· Bolsas a tiracolo
· Calças e saias muito justas
· Cintos caídos na altura dos quadris

 

Manuela Nogueira – 2º semestre