Blogueiras impulsionam a moda brasileira

País ainda se consolida no mercado fashion internacional e digital influencers contribuem para divulgação da cultura nacional

Apesar de a cultura de moda nacional ainda estar em desenvolvimento – diferentemente da europeia, por exemplo, que tem séculos –, o Brasil constrói seu nome no mundo das fashionistas e conquista posições de destaque. Isso se deve, principalmente, às novas tecnologias desenvolvidas no país. Tay Borges consultora de estilo e blogueira, diz que não se pode comparar a proporção do SPFW às grandes semanas de moda, como Paris, Milão e Nova York. “Entretanto, as pessoas estão de olho no Brasil. Somos um país emergente em muitos aspectos, inclusive no mundo da moda”, completa.

Considerando o cenário de expansão da cultura brasileira, a última edição do SPFW, que ocorreu entre os dias 27 e 31 de agosto, resgatou o tema “Amo moda, amo Brasil”, apresentado antes da Copa do Mundo. O design costumava ser baseado em padrões do exterior, agora o país também inova por isso a aposta no talento, na expressão, na criatividade e na identidade nacional.

Sabe-se que, com a chegada da internet, as blogueiras e digital influencers roubaram a cena no mundo fashion, conquistando o poder do marketing e ‘fazendo às vezes’ das top models. A estratégia impulsionou marcas, principalmente para o público jovem. Além disso, reviveu grandes marcas da alta costura, como Dolci & Gabbana e Moschino.Moschino

Alguns nomes que se destacam em revistas e sites internacionais são: Thassia Naves, Helena Bordon e Camila Coelho, entretanto a parcela ainda é pequena. “Poderíamos ter bem mais representatividade, afinal tem muita menina com talento aqui no Brasil que deveria ser vista lá fora”, lamenta a blogueira Carol Granström.

Helena Bordon é a única brasileira a integrar a lista de blogueiras mais influentes da moda global, de acordo com o site fashionista.com . Filha da diretora de estilo da Vogue Brasil , Donata Meirelles, Helena foi criada desde pequena no mundo fashion. Optou por iniciar sua carreira no exterior e só depois fortalecer sua imagem no Brasil.

Captura de Tela 2017-09-28 às 14.44.35

Já Thassia Naves seguiu um caminho diferente. A mineira, formada em publicidade e propaganda, sempre foi apaixonada por moda. Fundou seu blog em 2009 e desde então compartilha viagens, eventos e dá dicas de moda e beleza. Hoje a blogueira atrai os olhares da mídia estrangeira, e inclusive saiu na Vogue Japão | Setembro 2016.

Captura de Tela 2017-09-28 às 14.42.49.png

Outra mineira que ‘rouba a cena’ é Camila Coelho. Criada desde os 14 anos nos Estados Unidos, iniciou no universo da beleza como promotora de vendas na loja de departamento Macy’s. Deixou seu trabalho para administrar o que parecia ser um hobby, seu blog. Se antes era conhecida somente pelos posts e tutoriais de maquiagem, hoje Camila atua no ramo também estampando capas de revista erepresentando marcas.

Captura de Tela 2017-09-28 às 14.45.26.png

Por Manuela Nogueira e Bruna Ribeiro