Muitos desfiles da 45a. edição da SPFW deram destaque para uma pele mais natural, focando em cosméticos como blush e pó bronzeador. Mesmo as modelos que utilizaram sombras fortes apresentaram contornos que valorizam a beleza natural.
Essa tendência apareceu na edição passada também, mas foi neste ano que esteve em destaque. Muitas marcas utilizaram em suas modelos na hora do desfile,como a Água de Coco que trouxe pó bronzeador nas bochechas e pele com bastante iluminador trazendo tropicalidade brasileira.E as roupas trabalhadas em tons verdes e amarelos.

Além de ser tendência, a pouca maquiagem também é uma opção como citou Gabriela Agedes, modelo. ”É uma opção que temos, a Alicia Keys, cantora nova iorquina, por exemplo, decidiu que não usaria maquiagem por um período e apareceu no Grammy e Emmy. Precisamos ter a liberdade para não usar porque queremos e estamos felizes assim.”
A assistente de produção Alice Souza acredita que cada ano será trabalhado mais o conforto aflorando a mulher no sentido de parar de produzir uma imagem falsa de photoshop e completou. Eu acredito que conforto seja a palavra da moda e o conforto define o estilo. Aqui temos a tendência comercial, mas a tendência é cada vez mais quebrar estereótipos da beleza”, disse.

No desfile apresentado pela UMA Raquel Davidowicz, foi abordado o tema Origem, no qual a maquiagem foi usada para destacar a beleza natural de cada modelo, com peles com muito iluminador e blush nas bochechas.
O estudante de moda da Santa Marcelina FASM João Macrey acha que, com o impulsionamento do movimento feminista e empoderamento feminino, o assunto sobre a pouca maquiagem está sendo mais discutido e presente nos eventos.

Foto de destaque: Marcio Madeira/Divulgação
Texto e fotos: Isabelle Bulla
Edição:Isabelle Bulla e Carol Brandileone