Conforto is the new black

Viver de forma confortável tem se tornado prioridade no mundo da moda. Looks mais soltos, despojados, com aberturas laterais, rasgos ou oversized são algumas das características deste novo estilo que tem conquistado tanto o público feminino quanto o masculino.

A digital influencer Jade Seba, do instagram @jadeseba, contou um pouco para o Pesponto porque ela acha que essa moda extremamente confortável ganhou tanto espaço no mundo fashion. ”As pessoas realmente estão querendo viver mais confortável, usar aquilo que não lhes incomoda. Eu mesma prezo muito por isso, dificilmente me visto com algo que não me sento bem nos primeiros minutos em que coloco.”

Segundo o site Pinterest, referência na busca de inspirações de moda e tendências em geral, para os homens, o estilo também chamado de comfy, conta com bermudas despojadas, geralmente com barras dobradas, calças de moletom ou capri acompanhadas de moletom ou blusas com detalhes em botões. Sempre com toques mais leves ou sutis. No mesmo site, encontram-se as inspirações femininas nesse estilo. As calças de moletom são referências e estão sempre acompanhadas de salto alto ou tênis, dependendo da ocasião. Shorts jeans de cintura alta, com camisetão, são coringa no look delas. Os moletons, sempre presentes, são vistos tanto no corpo, como amarrados na cintura, assim como jaquetas jeans, para dar a sensação de que a combinação foi composta às pressas. Entretanto, há muita criatividade e olhos críticos de quem monta esses looks.

Jade também cita que as pessoas estão procurando cada vez mais o conforto dentro da moda devido à correria do dia a dia, e vestir algo que atrapalhe vai apenas desgastar e incomodar durante os afazeres. Deste modo, o comfy proporciona uma sensação de liberdade e que se adapta a qualquer situação. Como dica para quem tem medo de apostar nesse estilo, a blogueira diz que a palavra-chave é EXPERIMENTAR! “Tenho certeza que experimentando a pessoa vai ver que estará mais “livre” para seus desafios diários.”

jade
Jade Seba apostando no comfy style em fotos do seu Instagram
Crédito: Arquivo pessoal de Jade Seba

O Pesponto também entrevistou a consultora de imagem e estilo Karina Nimura, do instagram @karinanimura, que mostrou um pouco seu ponto de vista sobre este novo estilo dentro do mundo da moda. Karina contou que as pessoas estão buscando praticidade, conforto e leveza. Segundo a consultora, a moda das ruas passou a influenciar as grandes marcas e as pessoas têm procurado cada vez o conforto na hora de se vestir, pois usar roupas com estilo não significa dispor de peças desconfortáveis só porque estão na moda.

Sobre o estilo comfy ser usado em qualquer ocasião, Karina tem um ponto de vista um pouco diferente de Jade Seba. Ela diz que esse estilo cabe sim em várias ocasiões, a não ser que seja necessário seguir um dresscode estabelecido e sua dica para quem tem medo de apostar nessa tendência é começar agregando peças ao look, como tênis ou moletons mais estilosos, por exemplo. “A chave é ver como você se sente, experimente combinações diferentes, mas sem deixar de ser você.”

karina
Karina Nimura com look comfy, misturando tênis e saia mídi
Crédito: Arquivo pessoal de Karina Nimura

Por Giovanna Tuneli e Maria Victória Brizzi