Texto e imagens: Maria Luiza Baccarin, 1º semestre de Jornalismo
O Centro Comercial Grandes Galerias, mais conhecido com Galeria do Rock, localizado na Avenida São João, centro de São Paulo, é famoso pela venda de objetos relacionados a bandas de rock, como camisetas e álbuns. Entretanto, o lugar não é mais frequentado apenas pelos roqueiros e atrai pessoas com todos os estilos.
De roupas “geek” até peças populares entre os que acompanham o estilo norte-americano, a galeria apresenta uma grande diversidade. “Muitas pessoas vem procurar camisetas de bandas ou acessórios, mas as pessoas não gostam só de rock, vem pessoas com todos os gostos”, diz Sara Maia, que trabalha na loja D. Rock há três anos. “Galeria é um ponto turístico e não mais do rock”, conta Daniele Pretti, da loja Floe sk8 shop.
A loja Santa Hell transforma a cultura pop em camisetas. Entre unicórnios, posts de twitter e frases sarcásticas, a loja atrai principalmente o público mais jovem. Em uma camiseta pode-se ler um post da cantora Lady Gaga, que diz “Brazil, I´m devastated” (tradução: Brasil, estou devastada), publicado por ela quando seu show no Rock In Rio teve que ser cancelado devido a problemas de saúde.
Apesar dessa grande diversidade, o maior alvo continua sendo as camisetas de bandas. Por causa do Lollapalooza, as vitrines apresentam conteúdo relacionado ao line up do festival, com peças de grupos como Arctic Monkeys e Twenty One Pilots. Além desses, os clássicos como ACDC, Metallica, Queen, Nirvana ainda são muito presentes.