Frequentadoras falam sobre mudanças no evento e Jeep ganha papel de destaque entre os patrocinadores
Texto e imagens: Giovanna Tuneli
Morte de modelo, primeiro casal gay a desfilar, presença do stylist da Lady Gaga. A edição 47 do São Paulo Fashion Week foi marcada por importantes acontecimentos. Localizado no galpão ARCA, construído para sediar o evento até outubro de 2020, o tema do SPFW foi “Qual é a sua Utopia?” e teve como um dos patrocinadores a marca de carros Jeep, que procurou se relacionar diretamente com essa proposta.
Depois de uma empresa chinesa comprar o evento de moda, frequentadores dividem opinião sobre a melhora do local e do conteúdo apresentado nele. A jornalista Melissa Akemi, 23 anos, já frequentou diversas edições e disse que desde que o evento mudou para o ARCA, em outubro de 2018, o SPFW ficou mais vazio e com menos glamour. O Pesponto notou que o evento nesse espaço contou com pessoas menos preocupadas com suas produções de roupas, bem como a quantidade de pessoas famosas presentes reduziu.

Mirla Martins, 40 anos, é empresária e participou pela primeira vez da semana de moda em São Paulo. “Esperava mais do local, achei que fosse um grande evento fora dos desfiles, mas parece que o ponto central são eles mesmos e os stands dos patrocinadores”, afirma. O ARCA foi composto por duas salas para o desfile das marcas, stands da Jeep e da Truss e uma área restrita para a imprensa.

Com o tema Utopia, o SPFW convidou o público a imaginar e explorar novos territórios. Tal assunto pode ser relacionado diretamente com a renovação da parceria com a Jeep, já que ambas foram compradas por empresas chinesas. A marca de carros explorou o tema por meio das pequenas utopias diárias e com a hashtag #UtopiaJeep. A marca, junto com quem compartilhar o movimento, iniciará conversas que relacionem a moda com o seu universo. Além disso, personalidades, como youtubers e estilistas, foram chamadas para fazerem parte de discussões nas mídias sociais da marca, relacionando assuntos como paixão, liberdade, autenticidade e aventura com a proposta do evento.

A influenciadora digital Tabata Boccattu, 32 anos, disse que o tema da edição traz a importância da capacidade de criar realidades mais significativas, que inspiram a construção de futuros criativos. O SPFW explicou o porquê da utopia na moda através do compartilhamento dos desfiles nas redes sociais, sendo uma plataforma de cultura. “Acho que quando se pensa em utopia as pessoas se sentem livres para serem e vestirem o que quiserem, percebi o efeito disso nos looks das pessoas que estão aqui”, falou Tabata.
