Silvana Gomes palestra em evento de encerramento da Semana de Moda Global Jr.

Luiza Vezzá (1º semestre)

Na última terça-feira (26) mais uma palestra da Semana de Moda Internacional tomou lugar no Auditório Castelo Branco, na ESPM-SP; promovida pela entidade Global Jr. ESPM, o evento contou com a presença de três nomes do mercado de moda internacional. A palestrante do dia 26 de abril, professora da pós-graduação na ESPM e diretora de marketing e conteúdo da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Silvana Gomes, contou aos alunos sobre os diferentes processos de Internacionalização da moda.

Ao início, Gomes contou sua trajetória no mercado, em que passou por diversas áreas e empresas ao longo de sua carreira, como supply chain, exportação de produtos, importação, internacionalização de empresas, e hoje trabalha na CCAB; também contou que, em sua carreira, presenciou a mudança entre a época em que o Brasil produzia produtos com marcas estrangeiras e o mercado como é hoje, em que o Brasil internacionaliza seus produtos.

Ao meio da palestra, a professora ensinou aos alunos sobre as diferentes formas de internacionalização possíveis para as empresas, acrescentou mostrando as diferenças entre Trading Companies, Comerciais exportadoras, e as funções de cada tipo de empresa nos processos de internacionalização e qual a melhor escolha dependendo do “nicho” da companhia que busca internacionalizar sua marca. Gomes exemplificou a teoria com o modelo de Uppsala, usado comumente para o entendimento da realização de negócios internacionais. Também deu exemplos de empresas brasileiras que investiram na internacionalização, os métodos usados pela gestão e que concluíram o processo com êxito, como a Melissa, Hstern e a Avon.

A palestrante foi enfática ao explicar que não existe um modelo perfeito para o sucesso, e que a estratégia deve ser muito bem estudada para que seja feita a melhor escolha possível perante o mercado que a companhia deseja ingressas. Ao fim da palestra, contou um pouco sobre seu dia a dia com os empreendedores da CCAB  e suas relações no cotidiano, as empresas Born Globals Brasileiras e alguns modelos de negócio. Após o encerramento, abriu para dúvidas dos alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s